Pular para o conteúdo principal

O Natal na Alemanha


O NATAL NA ALEMANHA


Símbolo: O Tannenbaum, isto é, o Pinheiro de Natal

SAUDAÇÃO:"Frohliche Weihnachten"

COSTUMES E TRADIÇÕES NATALINAS ALEMÃS

São famosas as feiras natalinas alemãs, as chamadas "Christkindlesmarkt", das quais uma das mais famosas é a de Nuremberg, e também a Feira do Menino Jesus, uma das mais antigas e famosas.

Desde cedo em Dezembro até a noite de Natal, o inverno se mistura com um cheirinho de castanhas e nozes assadas, além de um biscoito especial feito de mel, ovos e canela. Receita que as famílias mantém em rígido segredo!

A Alemanha é o país que, segndo se conta, viu nascer a árvore de Natal por volta do século VIII e, como não podia ser de outra maneira, os abetos adornados conquistam praças e lugares em todas as cidades durante o mês de Dezembro.

Santa Claus a domicílio

Turma é uma assocoação de estudantes que há uma década proporciona a visita de Santa Klaus a dezenas de lugares berlinenses. Basta uma chamada telefônica para reservar uma visita de um Papai Noel de carne e osso na noite de 25 de dezembro ou em qualquer outra ocasião!

A Campainha dos Presentes

Depois da ceia de Natal, as crianças esperam impacientes o momento de abrir seus presentes. Quando soa a campainha - que está colocada atrás da porta fechada da sala - debaixo da árvore, já se encontram os presentes, mas só o poderão abri-los quando terminarem de cantar «Stille Nacht, heilige Nacht» (Noite Feliz).

A CANÇÃO MAIS ALEMÃ DE NATAL

"O Tannenbaum, o Tannenbaum,
wie treu sind deine Blätter!
Du grünst nicht nur zur Sommerzeit,
nein auch im Winter, wenn es schneit."

"O Abeto, o Abeto,
Como se pode confiar em tuas folhas!
Que nem deixam de ficarem verdes no verão,
nem de cairem todas quando chega o inverno."




Cuidado com Knecht Ruprecht! Na noite de 5 de dezembro, Santa Claus e seu ajudante Knecht Ruprecht. Visitam as casas para avaliar o comportamento das crianças. Àqueles que se comportaram bem, Papai Noel presenteia com doces, nozes e maçãs, enquanto que Knecht Ruprecht se encarrega de castigar os que tiverem sido maus..

A Doce Espera do Advento 

Para fazer menos a espera do Natal, se dá de presente a cada um um calendário do Advento composto de uma série de portinhas. Cada dia a criança abre uma porta, atrás da qual há uma imagem natalina, até cegar no dia 24 de dezembro, atrás da qual se encontra o menino Jesus.

A Festa de São Silvestre 

Os alemães comemoram no último dia do Ano a Noite de São Silvestre e bebem,, comem e festejam, na data há previsão do futuro. Na virada do ano há fogos de artifício para afugentar os espíritos malignos.

Ganso, carpa e salchichas

Desde que começam a aparecer as feirinhas natalinas em todas as cidades alemãs, também começam a degustar as bebidas e os pratos típicos natalinos. Nas barraquinhas é comum venderem salsichas assadas, tortinhas e doces que se acompanha com vinho quente com especiarias (glühwein) e ponche.

A Ceia da Noite de Natal costuma ser breve e, por exemplo, na Baviera o mais comum é comer salsichas brancas com salada de batatas, além de carpa, especialmente no Norte da Alemanha é comum o prato. No sul o ganso é mais comum.

Também os doces fazem parte da tradição natalina. Tem a pasta doce e o pão de natal (christstollen) que se pode comprar em todo lugar.



INGREDIENTES:

Massa :

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 tablete de manteiga
Raspas de casca de laranja
4 colheres de sopa de açúcar
1 gema
2 colheres de sopa de água (se necessário)

Recheio & Cobertura:
1 kg de maçã sem casca
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido para pincelar

MODO DE PREPARO:

Massa :

Misture com a ponta dos dedos a farinha com a manteiga até obter uma farofa. Junte as raspas, o açúcar, as gemas e a água se for necessário. Trabalhe bem para que a massa fique lisa e homogênea. Faça uma bola e envolva com filme plástico. Leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Forre o fundo e laterais de uma fôrma refratária redonda de 20cm de diâmetro.

Recheio :

Corte as maçãs em gomos grossos e retire as sementes. Aqueça a manteiga e junte as maçãs. Deixe cozinhar por 5 minutos. Mexa bem. Deixe esfriar um pouco. Recheie a torta com as maçãs. Misture bem o açúcar com a farinha e polvilhe sobre as maçãs. Pincele toda a borda da torta com água. Abra o restante da massa em superfície enfarinhada e cubra a torta, pressionando bem as laterais. Retire o excesso de massa, junte tudo e aproveite para decorar a torta. Pincele com o ovo e com uma faca de ponta afiada faça uma cruz no centro da torta. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por 30 minutos. Sirva morna.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa em estilo enxaimel, tipicas construções alemãs

Estilo Enxaimel
“O Enxaimel, ou Fachwerk (originário de “Fach” assim denominavam o espaço preenchido com material entrelaçado de uma parede feita de caibros), é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. 
Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados. Na adaptação do enxaimel às características climáticas da região, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.
Casa em estilo enxaimel
As casas no chamado estilo enxaimel são uma das principais atrações turísticas em qualquer região de colonização alemã. Quando os primeiros alemães chegaram ao Brasil, a arqu…

Canção de Ninar em alemão

Esta linda canção de ninar, traz-me lembranças, na minha infância eu escutava ela.. é tão melodiosa e tranquila, parece uma linda prece. Trouxe aqui a letra e música (com tradução) em um vídeo emocionante de Vicky Leandros.

Guten Abend, Gute NachtCanção infantil Guten Abend, gut' Nacht!
Mit Rosen bedacht,
mit Näglein besteckt,
schlupf unter die Deck'!
Morgen früh, wenn Gott will,
wirst du wieder geweckt,
morgen früh, so Gott will,
wirst du wieder geweckt.
Guten Abend, gut'Nacht!
Von Englein bewacht,
die zeigen im Traum
dir Christkindleins Baum,
Schlaf nun selig und süß,
schau im Traum's Paradies,
schlaf nun selig und süß,
schau im Traum's Paradies.

Tradução:

Boa noite, boa noite!
preocupado com as rosas,
corados com cravos,
deslizar sob o cobertor!
Amanhã de manhã, se Deus quiser,
você vai acordar mais uma vez,
amanhã, se Deus quiser,
você vai acordar mais uma vez.
Boa noite, boa noite!
guardada por anjos,
o show em um sonho
seu filho Jesus
Durma agora de…

Partitura rara de Bach alcança alto valor

Partitura foi provavelmente escrita por Johann Sebastian Bach entre 1740 e 1745 e altamente valorizada pelo compositor. Muitas de suas peças continuam perdidas.

Uma rara partitura escrita à mão pelo compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi arrematada em 13/07/2016 por 3,3 milhões de dólares, após ser leiloada pela tradicional casa londrina Christie's.
Provavelmente escrito entre 1740 e 1745, o Prelúdio, Fuga e Allegro em Mi bemol Maior (BWV 998) é uma das peças favoritas para cravos e alaúdes. Assim como muitas obras de Bach, ela pode ser tocada em diferentes instrumentos, o que é expressamente indicado numa anotação do compositor: "Prelude pour la Luth ò Cembal" (prelúdio para alaúde ou teclado).
Antes do leilão, a partitura, que não mudava de dono ou era vista desde que foi tornada pública em 1969, foi exibida em Hamburgo, Munique, Düsseldorf e Stuttgart, seguindo então para exposições em Nova York e no Japão.
Abaixo o video da obra:



 Fonte: DW