Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

O Natal na Alemanha


O NATAL NA ALEMANHA


Símbolo: O Tannenbaum, isto é, o Pinheiro de Natal

SAUDAÇÃO:"Frohliche Weihnachten"

COSTUMES E TRADIÇÕES NATALINAS ALEMÃS

São famosas as feiras natalinas alemãs, as chamadas "Christkindlesmarkt", das quais uma das mais famosas é a de Nuremberg, e também a Feira do Menino Jesus, uma das mais antigas e famosas.

Desde cedo em Dezembro até a noite de Natal, o inverno se mistura com um cheirinho de castanhas e nozes assadas, além de um biscoito especial feito de mel, ovos e canela. Receita que as famílias mantém em rígido segredo!

A Alemanha é o país que, segndo se conta, viu nascer a árvore de Natal por volta do século VIII e, como não podia ser de outra maneira, os abetos adornados conquistam praças e lugares em todas as cidades durante o mês de Dezembro.

Santa Claus a domicílio

Turma é uma assocoação de estudantes que há uma década proporciona a visita de Santa Klaus a dezenas de lugares berlinenses. Basta uma chamada telefônica para reservar uma visita de um Papai Noel de carne e osso na noite de 25 de dezembro ou em qualquer outra ocasião!

A Campainha dos Presentes

Depois da ceia de Natal, as crianças esperam impacientes o momento de abrir seus presentes. Quando soa a campainha - que está colocada atrás da porta fechada da sala - debaixo da árvore, já se encontram os presentes, mas só o poderão abri-los quando terminarem de cantar «Stille Nacht, heilige Nacht» (Noite Feliz).

A CANÇÃO MAIS ALEMÃ DE NATAL

"O Tannenbaum, o Tannenbaum,
wie treu sind deine Blätter!
Du grünst nicht nur zur Sommerzeit,
nein auch im Winter, wenn es schneit."

"O Abeto, o Abeto,
Como se pode confiar em tuas folhas!
Que nem deixam de ficarem verdes no verão,
nem de cairem todas quando chega o inverno."




Cuidado com Knecht Ruprecht! Na noite de 5 de dezembro, Santa Claus e seu ajudante Knecht Ruprecht. Visitam as casas para avaliar o comportamento das crianças. Àqueles que se comportaram bem, Papai Noel presenteia com doces, nozes e maçãs, enquanto que Knecht Ruprecht se encarrega de castigar os que tiverem sido maus..

A Doce Espera do Advento 

Para fazer menos a espera do Natal, se dá de presente a cada um um calendário do Advento composto de uma série de portinhas. Cada dia a criança abre uma porta, atrás da qual há uma imagem natalina, até cegar no dia 24 de dezembro, atrás da qual se encontra o menino Jesus.

A Festa de São Silvestre 

Os alemães comemoram no último dia do Ano a Noite de São Silvestre e bebem,, comem e festejam, na data há previsão do futuro. Na virada do ano há fogos de artifício para afugentar os espíritos malignos.

Ganso, carpa e salchichas

Desde que começam a aparecer as feirinhas natalinas em todas as cidades alemãs, também começam a degustar as bebidas e os pratos típicos natalinos. Nas barraquinhas é comum venderem salsichas assadas, tortinhas e doces que se acompanha com vinho quente com especiarias (glühwein) e ponche.

A Ceia da Noite de Natal costuma ser breve e, por exemplo, na Baviera o mais comum é comer salsichas brancas com salada de batatas, além de carpa, especialmente no Norte da Alemanha é comum o prato. No sul o ganso é mais comum.

Também os doces fazem parte da tradição natalina. Tem a pasta doce e o pão de natal (christstollen) que se pode comprar em todo lugar.



INGREDIENTES:

Massa :

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 tablete de manteiga
Raspas de casca de laranja
4 colheres de sopa de açúcar
1 gema
2 colheres de sopa de água (se necessário)

Recheio & Cobertura:
1 kg de maçã sem casca
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido para pincelar

MODO DE PREPARO:

Massa :

Misture com a ponta dos dedos a farinha com a manteiga até obter uma farofa. Junte as raspas, o açúcar, as gemas e a água se for necessário. Trabalhe bem para que a massa fique lisa e homogênea. Faça uma bola e envolva com filme plástico. Leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Forre o fundo e laterais de uma fôrma refratária redonda de 20cm de diâmetro.

Recheio :

Corte as maçãs em gomos grossos e retire as sementes. Aqueça a manteiga e junte as maçãs. Deixe cozinhar por 5 minutos. Mexa bem. Deixe esfriar um pouco. Recheie a torta com as maçãs. Misture bem o açúcar com a farinha e polvilhe sobre as maçãs. Pincele toda a borda da torta com água. Abra o restante da massa em superfície enfarinhada e cubra a torta, pressionando bem as laterais. Retire o excesso de massa, junte tudo e aproveite para decorar a torta. Pincele com o ovo e com uma faca de ponta afiada faça uma cruz no centro da torta. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por 30 minutos. Sirva morna.
 

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube