Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

São Martinho, dia de procissão, ganso assado e carnaval

Ganso "pagam" o pato
Realizou-se no último dia 11/11, a tradicional festa de São Martinho, lendas ligadas deram origem a tradições que ainda permanecem vivas na Alemanha. Elas estão ligadas ao 11 de novembro, data em que o santo que não queria ser bispo foi enterrado, há 1600 anos.

O 11º dia do 11º mês do ano é especial na Alemanha. Nesta data (e ao longo de toda a semana) são realizadas procissões infantis de São Martinho (St. Martin). Também é o dia da abertura da chamada "quinta estação do ano" nas cidades da Renânia, uma das poucas regiões da Alemanha onde o carnaval é uma festa.

Com fantasias coloridas, música, alegria e cerveja, as pessoas vão às praças centrais das cidades para, pontualmente às 11h11, declarar aberta a temporada da folia. Outra tradição, a de comer ganso assado, está ligada à vida de São Martinho.

Algumas fontes dizem que São Martinho nasceu em 316, outras mencionam o ano 336. Mas a data de sua morte está documentada: 8 de novembro de 397. Como o bispo de Tours morreu durante uma viagem, levou três dias até que seu corpo fosse levado à cidade francesa, onde foi enterrado na catedral, em 11 de novembro.

A lenda que levou os gansos ao forno eterno

O verdadeiro Martinho batizou-se, tornou-se sacerdote e fundou um mosteiro. Em 371 sagrou-se bispo de Tours, o que na verdade não queria, tamanha era a sua modéstia. Levado a Tours com um subterfúgio, Martinho escapou e foi se enconder junto a gansos. Estes não calaram o bico e fizeram tal escândalo, que acabaram delatando a sua presença. Aí não teve jeito, São Martinho recebeu a mitra de bispo.

Desde então, na Alemanha, os gansos 'pagam o pato' por traidores. Desde novembro até o Natal, ganso assado é um prato festivo que não pode faltar. A carne é servida acompanhada de repolho roxo, bolas de massa de batata (Klösse) e maçã assada.

Postar um comentário

1 Comentários

Obrigado pelo seu comentario!!! Volte Sempre!!!

Canal do Youtube