Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2010

Intolerancias religiosas e imigração forçada tem registros históricos

Você concorda com as guerras religiosas e com a intolerância quanta a escolha da pessoa pelo seu credo religioso? Saiba que isto não é novo, e puxando o fio da meada da história, tem uma que durou trinta anos. A disputa teve rivalidades religiosas, dinásticas, territoriais e comerciais, nada muito diferente de hoje.
O legal quando se estuda a genealogia de uma familia, descobre-se histórias interessantes, esta afetou um ramos de meus ancestrais, mais especificamente os Neufang (Hans e seu filho Veit). Veit Neufang era casado com Eva Kornbacher. Com a Guerra dos Trinta Anos de fundo, a familia Neufang teve seu filho Ruprecht envolvido no conflito. As perseguições a familia Neufang eram claras, em um reino dominado pela dinastia Habsburgos, de forte influência católica, eles eram luteranos. O resultado é que imigraram para o sul da Alemanha, onde a posterior, uma mulher da familia (Maria Katharina Neufang) casou-se com Hans Peter Volz (um dos meus ancestrais)
A Guerra dos Trinta Anos…

Dia dos Pais na Alemanha

Image by Sandra Mora via Flickr Cada povo, cada nação tem suas tradições para comemorar o Dia dos Pais, aqui no Brasil o segundo domingo de agosto é a data, mas outros países tem datas distintas para agradecer aos pais pelo dom da vida. Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

As divertidas competições do Festival do Folclore

Nova Petrópolis, na serra gaúcha, sedia o 38º Festival Internacional do Folclore, inserido no festival as divertidas competições germânicas. 

A empolgação dos representantes das sete comunidades do Município que competiram nas provas do chopp em metro e arremesso de chopp encantaram os visitantes: “achei muito interessante esta competição, principalmente pelos integrantes que são muito festeiros”, declarou Cláudia Torres, integrante do Grupo Frutos da Terra de São Paulo.

Nesta primeira fase das competições, três comunidades diferentes conquistaram o primeiro lugar. Na prova do chopp em metro feminino, Andréia Moraes do grupo da Linha Olinda bebeu meio litro em 15,56 segundos e Jocemar Zühl de São José do Caí bebeu um litro em 29,74 segundos. No arremesso do chopp, o casal Gilberto Kooper e Adélia Weber do Centro conquistaram quatro vitórias e tiveram uma derrota. As competições germânicas seguem no próximo domingo com as provas de serrar tronco e pregar prego. Fonte: Site Oficial do Fest…