Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Dia dos professores e a educação na Alemanha

Albert Einstein
Já tinha falado que estudei em uma escola privada, mantida por instituição religiosa luterana, credo religioso de minha familia. Lá teci alguns comentários sobre o sistema educacional alemão e como é a formação do estudante, agora no dia do professor (no Brasil é dia 15/10 e na Europa e Estados Unidos é dia 05/10).

Agora vamos ver como é o professor na Alemanha, o título de professor é também reservado, nas universidades, apenas a docentes seniores. Ao contrário do que acontece nos países de língua inglesa porém, a promoção ao nível de Professor requer que, além do grau acadêmico de doutor, o candidato passe também pelo processo de Habilitação (semelhante à antiga Livre-docência no Brasil), que normalmente exige a submissão de uma segunda tese (monográfica ou cumulativa) e uma aula pública ministrada perante uma banca de especialistas.

Em geral, são necessários vários anos de experiência profissional ou acadêmica após a conclusão do doutoramento para que um indivíduo se qualifique a obter uma Habilitação.

Membros do corpo docente de uma universidade que possuem o grau de doutor, mas não passaram ainda pela Habilitação, são normalmente designados wissenschaftichler Assistent ("assistente científico") ou akademischer Rat ("conselheiro acadêmico") na Alemanha, não usando portanto a designação de "professores". Alguns estados alemães introduziram entretanto recentemente a posição de Juniorprofessor, equivalente ao Assistant Professor nos Estados Unidos, e prescindindo da necessidade de Habilitação.

Deve-se registrar também que, apesar do uso restrito do termo "professor" nas universidades europeias, na Alemanha, por motivos históricos, permite-se a alguns poucos docentes seniores do ensino médio com tenure que usem o título de professor. Em geral, porém, um professor secundário na Alemanha é denominado Lehrer, não Professor.

Fonte: Wikipedia




Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube