Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Gutemberg, o genial criador da tipografia

Poucas pessoas,  nascidas em território alemão, foram tão importantes para registro da historia, como Johannes Gutenberg, o inventor da tipografia. 

tipografia
Em 1450, uma invenção revolucionaria o mundo: Gutenberg criou letras de metal, viabilizando a imprensa. Museu dedicado a ele é considerado o mais importante do mundo quando o assunto é a história da tipografia. 

O Museu Gutenberg fica no centro antigo de Mainz, bem em frente à catedral da capital do estado da Renânia-Palatinado (sudoeste), num prédio renascentista cujo nome é "Ao Imperador Romano".

Mas, afinal, quem era esse Johannes Gensfleisch, conhecido como Gutenberg, ao qual a cidade de Mainz dedica todo um museu e que é considerado até hoje o inventor da imprensa? Homem de negócios astuto, ele descobriu, a seu tempo, um nicho de mercado, ao criar letras de metal móveis, que podiam ser reunidas aleatoriamente. 

E como era um artesão experiente e ao mesmo tempo um homem de negócios disposto a arriscar, Gutenberg acabou por construir a prensa necessária para a impressão das letras. Sua invenção tomou o lugar dos métodos até então usados para a produção de livros e iniciou na Europa uma verdadeira revolução midiática, sem a qual o mundo moderno seria inconcebível.

Você imaginam um mundo onde não existisse a mídia escrita??? Pois é,  lembramos o quão importante foi a invenção deste genial alemão.

Fonte: DW

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube