Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

As Grandes Guerras e a Intolerância

O editor deste blog leu o livro U-93, do autor Marcelo Monteiro, editado pela BesouroBox que trata sobre a presença do país na Primeira Guerra  ocorrida duas décadas antes, da maior Guerra de todos os tempos (II Guerra Mundial)  permanece como um tema restrito a estudiosos e aficionados. Neste livro, o jornalista gaúcho Marcelo Monteiro, autor de “U-507  O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial”, revela a escalada de acontecimentos que culminou com a declaração de beligerância do presidente Wenceslau Braz à Alemanha, em outubro de 1917. 

Em linguagem leve e atraente, a obra detalha desde o incidente envolvendo o mercante Rio Branco, no ano anterior, até o torpedeamento do Macau e a consequente guerra contra os germânicos. Narra ainda o esforço do país para contribuir com os aliados, com o envio de modestos navios de guerra, um pequeno grupo de aviadores e até um único tenente do Exército, que acabaria comandando um pelotão francês no front, em 1918.  

O livro tem prefácio de João Barone, músico do grupo Paralamas do Sucesso. e que apresentou a série Guerras Mundiais, no canal de tv por assinatura, History Channel.

Também descrita neste livro, todos os conflitos internos entre imigrantes de descendência alemã e a população "furiosa" que os repelia e culpa pelas ações do Império Alemão no conflito que foi a ante-sala da II Guerra Mundial.

Depredações, perseguições e todo o tipo de humilhações que "brasileiros" impuseram aos que portavam um sobrenome "teutônico".

É uma excelente obra para entender o Brasil no inicio do século XX.

Abaixo uma amostra da série apresentada por João Barone, no canal History Channel.


Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube