Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Oktoberfest, mês de festa e tradições alemãs

Oktoberfest



A principal festa de comemoração germânica já chegou e partiu em vários locais do planeta, é a Oktoberfest. Em Munique, capital do Estado da Bavária, região da Alemanha, que teve sua edição de 19/09 a 04/10. visitantes de todo o mundo chegam aos milhões. 

Visitantes de todo o mundo


Cerca de 7,1 milhões de pessoas foram à Oktoberfest de Munique em 1985, quando o evento completou seu 175º aniversário. Na verdade, porém, naquele ano foi realizada a 151º edição da festa, por conta das interrupções causadas por epidemias e guerras mundiais. Uma média de 6 milhões de visitantes é esperada a cada ano, perspectiva que também se mantém para 2015.

Tudo gira em torno da cerveja


No ano passado foram consumidos 6,5 milhões de litros de cerveja na Oktoberfest. Mesmo assim, 2014 foi considerado um ano "conservador". Em 2011, foi servido o recorde de 7,9 milhões de litros, quantidade que pode ter sido, na verdade, um pouco menor. É que a caneca de um litro usada na festa frequentemente não é totalmente preenchida. E, do barril até a mesa, perde-se cerveja pelo caminho.

Festas no Brasil

As maiores festas no Brasil estão localizadas em Blumenau/SC (1º) e Santa Cruz do Sul/RS (2º).

Blumenau - Oktoberfest


De 7 a 25 de outubro acontece no Vale do Itajaí a maior Oktoberfest da América Latina. Tradicional dos blumenauenses, o evento reúne música e gastronomia alemã no Parque Vila Germânica. Os ingressos para a festa já estão disponíveis online e variam de R$ 10 a R$ 30.

Santa Cruz do Sul 

De 7 a 18 de outubro acontece no Vale do Rio Pardo a maior Oktoberfest do Rio Grande do sul e a segunda do Brasil. 

O município de Santa Cruz do Sul foi fundado em 1844 e é modelo de desenvolvimento humano e social, culturalmente famoso por cultuar as tradições e o folclore germânico e pelas festas, entre elas a Oktoberfest, que atrai anualmente milhares de turistas para a a cidade gerando centenas de empregos diretos e indiretos e mobilizando, assim, toda a economia da região.


Fontes: G1, 31ª Oktoberfest e DW

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube