20 de jan de 2016

Alemã
Lei de pureza fará 500 anos
Os alemães festejam neste ano os 500 anos da chamada "lei da pureza da cerveja". Há meio milênio, ela determina o que uma boa cerveja alemã deve conter e, ainda hoje, é seguida à risca pela maioria dos produtores do país.

Essa lei promulgada em 1516 na Baviera é considerada a regulamentação mais antiga do setor alimentício ainda em vigor no mundo e se baseia em um decreto do duque Guilherme 4º da Baviera, que visava proteger os consumidores da época de produtos feitos com ingredientes tóxicos.

Por isso, em 23 de abril, dia em que foi promulgado esse documento, chamado localmente de "Reinheitsgebot", será festejado em todo o país o "Dia da Cerveja".

Este é um dos orgulhos da indústria cervejeira alemã, que alega produzir a bebida mais pura do mundo. A data vai ser comemorada com festas por todo o país, principalmente no sul, onde a lei foi originalmente promulgada e onde se bebe mais cerveja do que no norte da Alemanha.

Além das festas, estão planejados shows, mostras itinerantes sobre a história da cerveja na Alemanha e até um grande festival de três dias em Munique, em julho, quando mais de cem cervejarias servirão seus produtos e mostrarão o processo de produção.

7 de jan de 2016

O sul do Brasil (RS, SC e PR) foi colonizado de maneira mais intensa (em sua maioria) por alemães e italianos. Como o blog fala de imigração alemã, vamos escrever um pouco sobre os locais inspiradores da Alemanha, e cada postagem se escreverá a respeito de uma cidade (ou região) que compreende a rota romântica da Alemanha, mas antes vamos explicar o que é esta beleza turística.

A Rota Romântica é o mais famoso circuito turístico da Alemanha, ligando as cidades de Füssen e Würzbuz. O caminho percorre cerca de 325km passando por 27 cidades com belas paisagens e vilarejos super charmosos. Ao longo do percurso nota-se que a natureza predomina, às margens de rios e aos pés de montanhas os castelos da região fazem você viajar no tempo.

Castelos, palácios, igrejas e monastérios, são alguns dos atrativos que fazem a Rota Romântica um dos trajetos mais charmosos da Europa. A rota pode ser feita de muitas formas:

De bicicleta: Existe ciclovias que ligam todas as cidades.

De ônibus: De abril a outubro é possível conhecer a rota toda com um ônibus especial para o trajeto.
 
De trem: Acesso apenas nas principais cidades da rota, mas é possível fazer uma combinação de trem e ônibus intermunicipais entre outras cidades.

De Automóvel: A melhor forma de fazer o percurso, já que o transporte público tem pouca frequência em algumas cidades. Como as regiões são bem próximas, é possível fazer a rota em apenas 3 dias de carro.

A primeira cidade ao sul da rota é Füssen e também a mais alta da Baviera, conhecida como cidade do conto de fadas, tem como plano de fundo os Alepes, 

O centro histórico é rodeado por ruas medievais e igrejas barrocas que completam a paisagem, é nessa cidade que se encontra os castelos de Neuschwastein, Hohenschwangau, Linderhof e a igreja declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Wieskirche.

sonho de cinderela
O castelo Neuschwastein (foto ao lado) serviu de inspiração para o desenho da Disney, Cinderela. O local serviu de moradia para o Rei Ludwig II e recebe cerca de 5 mil turistas todos os dias.


Artigos Populares

Arquivo do blog

Lista de Blogs