Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

A inflexibilidade alemã

Lidar com o imprevisível e mudar planos pode estragar o dia de um alemão. O jeitinho e as espontaneidade não são virtudes por aqui.

Lidar com a inflexibilidade alemã é um exercício de resiliência. Muitas vezes, é inevitável não se sentir frustrado e impotente diante das regras sociais claras que regem o cotidiano e as relações. Os alemães são, sim, muito bem estruturados e organizados, o que faz as coisas funcionarem relativamente bem. Mas para quem não sabe como tudo funciona, entender certas reações pode ser bastante difícil.

Em 2013, recém-chegada à Alemanha e sem falar alemão, pedi um sanduíche de falafel completo, mas cinco segundos depois, decidi que queria sem cebola. Pedi para o meu amigo alemão mudar o pedido, mas recebi a resposta repentina: "Não dá para mudar”. Ele nem perdeu tempo em perguntar. Ainda tentei com o atendente e a resposta foi a mesma. O que foi decidido, foi decidido. É um exemplo bem simples, mas que se traduz em muitas outras situações.

A falta de espontaneidade faz com que os alemães sejam bem previsíveis. Marcar um jantar de última hora no mesmo dia é uma tarefa árdua. Qualquer encontro precisa ser planejado com antecedência, às vezes semanas. E nem pense em chegar atrasado. Nenhuma desculpa vai evitar que os anfitriões não se sintam ofendidos. Também não se sinta ofendido se te mandarem embora depois de certo horário. Os encontros têm geralmente horário para acabar. Qualquer compromisso demanda organização para que tudo aconteça como previsto, afinal, a flexibilidade não é uma virtude para a maioria dos alemães. 

Será comum ouvir dos alemães o que você deve ou não fazer e como. Qualquer desrespeito às regras, mesmo que você não as conheça, dá o direito para que outra pessoa aponte o dedo e diga claramente que você está errado. Não existe jeitinho para nada. É assim ao andar de bicicleta, ir a uma repartição pública, usar o transporte público ou até atravessar a rua, porque "sabem" como fazer as coisas da melhor maneira. Não é possível fazer pizza meio a meio.

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube