Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

A língua alemã segue presente no cotidiano

“Guten Morgen!”, “Wie geht’s?”, “Alles gut?”, “Aufwiedersehen!”. Mesmo em língua alemã, essas são saudações comumente difundidas na região. “Bom dia!”, “como vai?”, “tudo bem?” e “até mais ver!” no idioma germânico muitas vezes podem ser ouvidas em uma rápida caminhada pela rua, por cidades dos Vales do Caí, Sinos e Paranhana, além da Serra gaúcha, por exemplo. Dependendo de onde se estiver, ainda, são os termos em português que se tornam escassos no vocabulário cotidiano.

Na maioria dos casos, é o dialeto Hunsrück que predomina nas famílias. Mas a língua oficial também recebe o seu espaço especial entre os moradores. Isso porque o ensino do alemão é item obrigatório no currículo de algumas escolas da rede pública. Em Ivoti, são todos os colégios municipais que, da pré-escola ao 7º ano do ensino fundamental, oferecem aulas semanais tratando sobre o idioma. São cerca de 1,8 mil alunos, por volta dos 4 aos 13 anos de idade, que têm a oportunidade de aprender alemão.

De acordo com a secretária de Educação ivotiense, Cristiane Spohr, o projeto existe no município desde 1988. Com o passar do tempo, ele foi evoluindo e abrangendo cada vez mais séries, até chegar à atual dimensão. “Dessa maneira, os estudantes vão se acostumando desde cedo com a língua e seguem evoluindo no aprendizado. No final, eles realizam uma prova de proficiência”, evidencia.

Tanto para o presente, quanto para o passado e o futuro, a iniciativa é avaliada como muito positiva por Cristiane. “É uma forma muito especial de valorizar e manter a nossa cultura alemã. Muitas famílias daqui ainda utilizam o dialeto”, complementa.

Fonte: Jornal NH

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube