Pular para o conteúdo principal

As origens alemãs (ou germanicas) na realeza britanica

Uma das mais antigas realezas do mundo, a britânica, tem raízes alemãs (ou germânicas), vamos contar (brevemente) esta história. Tudo aconteceu quando a rainha Maria I, da casa (ou dinastia)  Stuart não deixou descendentes com o Principe Jorge, da Dinarmarca. 

Jorge I, da Grã Bretanha sucedeu-a como primo distante, era bisneto de Jaime VI Stuart (1566-1625) Rei da Escócia de 1567 a 1625, que se tornou Jaime I de Inglaterra e Irlanda em 1603.  

Jorge I (em inglês: George I e em alemão: Georg Ludwig von Hannover) nasceu na localidade de Leineschloss, em Osnabrück, em 28 de maio de 1660, sendo o primogênito dos 7 filhos do príncipe alemão Ernesto Augusto de Brünswick-Luneburgo, e de Sofia de Wittelsbach, princesa do Palatinado. O duque Jorge de Brünswick-Luneburgo, como então era conhecido, era o herdeiro do território alemão de seu pai.

Estava instalado a Casa de Hannover no reino britânico, e que duraria até a rainha Vitória. Um pouco  da história desta casa real está abaixo:

Entre 1235 e 1708, a região era conhecida como Ducado de Brunswick e Luneburgo (em alemão, Herzogtum zu Braunschweig und Lüneburg). A partir de 1708 e até 1813, a região de Hanôver era conhecida como Eleitorado de Hanôver, e seus chefes de estado eram conhecidos como Príncipes-eleitores. Em 1813, Jorge III restaurou seu territórios hanoverianos, e em Outubro de 1814 foi formado um Reino de Hanôver independente no Congresso de Viena. O Congresso de Viena instituiu uma troca de territórios entre Hanôver e a Prússia, em que Hanôver aumentou substancialmente a sua área, ganhando o Bispado de Hildesheim, Frísia Oriental, the baixa região de Lingen e a parte norte do Bispado de Münster. 

Em compensação, perderia parte do território do Ducado de Lauenburg ao leste do Elba, e pequenos enclaves no leste.

A União pessoal com o Reino Unido terminou em 1837 com a ascensão da Rainha Vitória, por conta da Lei Sálica em Hanôver que vedava a ascensão de uma mulher herdando o título, se houvesse algum herdeiro sobrevivente masculino (no Reino Unido, um homem tem precedência apenas sobre suas próprias irmãs). Na Guerra Austro-prussiana de 1866, Hanôver foi anexada ao Reino da Prússia e depois tornou-se na Província de Hanôver.

Eis que entra na história Guilherme IV do Reino Unido (nascido William Henry;21 de Agosto 1765 – 20 de Junho 1837) foi Rei do Reino Unido e de Hanôver de 1830 até à sua morte, sucedendo ao seu irmão Jorge IV. Guilherme era filho do rei Jorge III e de Carlota de Mecklemburg-Strelitz.). Em Julho de 1818, casou com a princesa Adelaide de Saxe-Meiningen para garantir a sucessão de Jorge IV, depois da morte da sua sobrinha Charlote em 1817 , filha de Jorge III. Deste casamento resultaram apenas duas filhas, que morreram na infância, e Guilherme IV foi sucedido por outra sobrinha, a Rainha Vitória. 

A rainha Vitória, ao mesmo tempo que encerra a dinastia Hannover no trono britânico, inaugura uma nova casa real com o casamento com Príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota. Após a morte de Vitória, em 1901, a Casa de Saxe-Coburgo-Gota, nomeada a partir do ramo dinástico da família ducal saxônica à qual Alberto pertencia, sucedeu a Casa de Hanôver no trono britânico. Um pouco mais da nova casa real britânica abaixo:

A Casa de Saxe-Coburgo-Gota foi uma das diversas casas reais europeias, sendo um ramo da saxónica Dinastia Wettin. Reinou na Bélgica por meio dos descendentes de Leopoldo I da Bélgica e no Reino Unido por meio dos descendentes de Alberto de Saxe-Coburgo-Gota; Jorge V do Reino Unido mudou o nome de Saxe-Coburgo-Gota para Windsor em 1917, temendo a onda de germanofobia causada pela I Grande Guerra.


 

A Casa de Windsor ou Dinastia  Windsor, antes chamada de Casa de Saxe-Coburgo-Gota, é uma família nobre do norte da Europa, e é a casa real atualmente no poder do Reino Unido e dos países da Commonwealth. Seu atual soberano é a rainha Elizabeth II (Isabel II). No ano de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, um sentimento anti-germânico no povo fez com que a Família Real Britânica trocasse todos os seus títulos e sobrenomes alemães para versões inglesas.

O nome alemão veio com o casamento da rainha Vitória com o príncipe Alberto, filho do duque Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota, em fevereiro de 1840. 

Saxe-Coburgo-Gota, no entanto, não era o sobrenome pessoal do príncipe consorte, mas o sobrenome dinástico da sua família - seu sobrenome era von Wettin. Sendo assim, o nome von Wettin foi transformado em Windsor, que se tornou também o nome da família real através de uma Ordem ao Conselho (Order-in-Council) do rei Jorge V.

Todavia, o Order-in-Council referia-se apenas aos descendentes da rainha Vitória, e não necessariamente às descendentes. Em abril de 1952, dois meses depois da sua subida ao trono, a rainha Elizabeth II pôs fim à confusão com o nome dinástico quando declarou ao seu conselho particular a sua "vontade e satisfação de que eu e meus filhos sejamos chamados e conhecidos como membros da Casa e Família de Windsor, e que meus descendentes que se casem e seus respectivos descendentes carreguem o nome Windsor."
 
A rainha Elizabeth II é a soberana dos Windsor atualmente no poder.

Mais tarde, no dia 8 de fevereiro de 1960, a rainha emitiu outra Order-in-Council, confirmando que ela e seus quatro filhos seriam conhecidos como Dinastia, Casa e Família de Windsor e que ela e outros descendentes da linhagem masculina (exceto aqueles que possuíam o título de príncipe ou princesa e eram conhecidos como "Sua Alteza Real") seriam conhecidos pelo nome de Mountbatten-Windsor.

Qualquer futuro monarca do Reino Unido pode trocar o nome dinástico se assim quiser. 

Qualquer Order-in-Council pode revogar os promulgados por Jorge V e Elizabeth II. Se o príncipe de Gales, por exemplo, subir ao trono ele pode mudar a sua casa real para Mountbatten em homenagem ao seu pai, príncipe Filipe, duque de Edimburgo, e ao seu tio-avô, Louis Mountbatten, 1° conde de Mountbatten de Burma.
 
Fonte: Wikipédia (textos e figuras)

Comentários

  1. amigo, isso é o que se diz: uma nobre postagem.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Sou encantada pelo teu trabalho, admiro muito o teu blog.
    Você tem algo sobre os sobrenomes Reichert e Reichelt? O sobrenome de meus pais tem apenas 1 letra diferente um do outro, ( sobrenome de solteiros) Minha avó era Gothart de solteira, daregião de Colônia.
    Abraços Candice Reichert
    candirfernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. 05/03/13
    adorei seu trabalho é muito legal

    ResponderExcluir
  4. essa "familia" é mto fofinha...
    tudo que é encontrado no solo do Reino Unido pertence à essa desgraça de clan.
    Principe charles se fantasia de árabe para vender armas no oriente medio..
    Harry é um nazista e não faz a menor questão de esconder.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario!!! Volte Sempre!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Casa em estilo enxaimel, tipicas construções alemãs

Estilo Enxaimel
“O Enxaimel, ou Fachwerk (originário de “Fach” assim denominavam o espaço preenchido com material entrelaçado de uma parede feita de caibros), é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. 
Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados. Na adaptação do enxaimel às características climáticas da região, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.
Casa em estilo enxaimel
As casas no chamado estilo enxaimel são uma das principais atrações turísticas em qualquer região de colonização alemã. Quando os primeiros alemães chegaram ao Brasil, a arqu…

Canção de Ninar em alemão

Esta linda canção de ninar, traz-me lembranças, na minha infância eu escutava ela.. é tão melodiosa e tranquila, parece uma linda prece. Trouxe aqui a letra e música (com tradução) em um vídeo emocionante de Vicky Leandros.

Guten Abend, Gute NachtCanção infantil Guten Abend, gut' Nacht!
Mit Rosen bedacht,
mit Näglein besteckt,
schlupf unter die Deck'!
Morgen früh, wenn Gott will,
wirst du wieder geweckt,
morgen früh, so Gott will,
wirst du wieder geweckt.
Guten Abend, gut'Nacht!
Von Englein bewacht,
die zeigen im Traum
dir Christkindleins Baum,
Schlaf nun selig und süß,
schau im Traum's Paradies,
schlaf nun selig und süß,
schau im Traum's Paradies.

Tradução:

Boa noite, boa noite!
preocupado com as rosas,
corados com cravos,
deslizar sob o cobertor!
Amanhã de manhã, se Deus quiser,
você vai acordar mais uma vez,
amanhã, se Deus quiser,
você vai acordar mais uma vez.
Boa noite, boa noite!
guardada por anjos,
o show em um sonho
seu filho Jesus
Durma agora de…

Dia da Unidade Alemã

3 de outubro é o Dia da Unidade Alemã e é dia de todo alemão comemorar. Há 26 anos, a Alemanha se reunificava, um ano após a queda do muro de Berlim, dando um fim à divisão do país ocorrida depois da Segunda Guerra Mundial. Por isso, hoje é feriado nacional na Alemanha.

Dresden, Capital da Saxônia é apreensiva anfitriã da cerimônia pela reunificação da Alemanha, centenas de milhares são esperados. Mas atos xenófobos mancham sua imagem, e o medo de atentados norteia as medidas das autoridades.
Apesar do devastador bombardeio no fim da Segunda Guerra Mundial, a cidade de Dresden, no Leste da Alemanha, tem muita beleza arquitetônica a oferecer. Dois de seus mais imponentes edifícios estão em foco nesta segunda-feira (03/10), quando o país comemora o 26º aniversário de sua reunificação pacífica.
Na igreja Frauenkirche – símbolo da cidade, reconstruído com baita engajamento por parte dos cidadãos – é celebrado um culto ecumênico. Na Semperoper, uma das mais famosas casas de ópera do mundo…