Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

As origens alemãs (ou germanicas) na realeza britanica

Uma das mais antigas realezas do mundo, a britânica, tem raízes alemãs (ou germânicas), vamos contar (brevemente) esta história. Tudo aconteceu quando a rainha Maria I, da casa (ou dinastia)  Stuart não deixou descendentes com o Principe Jorge, da Dinarmarca. 

Jorge I, da Grã Bretanha sucedeu-a como primo distante, era bisneto de Jaime VI Stuart (1566-1625) Rei da Escócia de 1567 a 1625, que se tornou Jaime I de Inglaterra e Irlanda em 1603.  

Jorge I (em inglês: George I e em alemão: Georg Ludwig von Hannover) nasceu na localidade de Leineschloss, em Osnabrück, em 28 de maio de 1660, sendo o primogênito dos 7 filhos do príncipe alemão Ernesto Augusto de Brünswick-Luneburgo, e de Sofia de Wittelsbach, princesa do Palatinado. O duque Jorge de Brünswick-Luneburgo, como então era conhecido, era o herdeiro do território alemão de seu pai.

Estava instalado a Casa de Hannover no reino britânico, e que duraria até a rainha Vitória. 

Um pouco  da história desta casa real está abaixo:

Brasão dos Hannover
Entre 1235 e 1708, a região era conhecida como Ducado de Brunswick e Luneburgo (em alemão, Herzogtum zu Braunschweig und Lüneburg). A partir de 1708 e até 1813, a região de Hanôver era conhecida como Eleitorado de Hanôver, e seus chefes de estado eram conhecidos como Príncipes-eleitores. Em 1813, Jorge III restaurou seu territórios hanoverianos, e em Outubro de 1814 foi formado um Reino de Hanôver independente no Congresso de Viena. O Congresso de Viena instituiu uma troca de territórios entre Hanôver e a Prússia, em que Hanôver aumentou substancialmente a sua área, ganhando o Bispado de Hildesheim, Frísia Oriental, the baixa região de Lingen e a parte norte do Bispado de Münster. 

Em compensação, perderia parte do território do Ducado de Lauenburg ao leste do Elba, e pequenos enclaves no leste.

A União pessoal com o Reino Unido terminou em 1837 com a ascensão da Rainha Vitória, por conta da Lei Sálica em Hanôver que vedava a ascensão de uma mulher herdando o título, se houvesse algum herdeiro sobrevivente masculino (no Reino Unido, um homem tem precedência apenas sobre suas próprias irmãs). Na Guerra Austro-prussiana de 1866, Hanôver foi anexada ao Reino da Prússia e depois tornou-se na Província de Hanôver.

Eis que entra na história Guilherme IV do Reino Unido (nascido William Henry;21 de Agosto 1765 – 20 de Junho 1837) foi Rei do Reino Unido e de Hanôver de 1830 até à sua morte, sucedendo ao seu irmão Jorge IV. Guilherme era filho do rei Jorge III e de Carlota de Mecklemburg-Strelitz.). Em Julho de 1818, casou com a princesa Adelaide de Saxe-Meiningen para garantir a sucessão de Jorge IV, depois da morte da sua sobrinha Charlote em 1817 , filha de Jorge III. Deste casamento resultaram apenas duas filhas, que morreram na infância, e Guilherme IV foi sucedido por outra sobrinha, a Rainha Vitória. 

A rainha Vitória, ao mesmo tempo que encerra a dinastia Hannover no trono britânico, inaugura uma nova casa real com o casamento com Príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota. Após a morte de Vitória, em 1901, a Casa de Saxe-Coburgo-Gota, nomeada a partir do ramo dinástico da família ducal saxônica à qual Alberto pertencia, sucedeu a Casa de Hanôver no trono britânico. Um pouco mais da nova casa real britânica abaixo:

Brasão dos Saxe-Coburgo-Gotta
A Casa de Saxe-Coburgo-Gota foi uma das diversas casas reais europeias, sendo um ramo da saxónica Dinastia Wettin. Reinou na Bélgica por meio dos descendentes de Leopoldo I da Bélgica e no Reino Unido por meio dos descendentes de Alberto de Saxe-Coburgo-Gota; Jorge V do Reino Unido mudou o nome de Saxe-Coburgo-Gota para Windsor em 1917, temendo a onda de germanofobia causada pela I Grande Guerra.

Brasão dos Windsor
A Casa de Windsor ou Dinastia  Windsor, antes chamada de Casa de Saxe-Coburgo-Gota, é uma família nobre do norte da Europa, e é a casa real atualmente no poder do Reino Unido e dos países da Commonwealth. Seu atual soberano é a rainha Elizabeth II (Isabel II). No ano de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, um sentimento anti-germânico no povo fez com que a Família Real Britânica trocasse todos os seus títulos e sobrenomes alemães para versões inglesas.

O nome alemão veio com o casamento da rainha Vitória com o príncipe Alberto, filho do duque Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota, em fevereiro de 1840. 

Saxe-Coburgo-Gota, no entanto, não era o sobrenome pessoal do príncipe consorte, mas o sobrenome dinástico da sua família - seu sobrenome era von Wettin. Sendo assim, o nome von Wettin foi transformado em Windsor, que se tornou também o nome da família real através de uma Ordem ao Conselho (Order-in-Council) do rei Jorge V.

Todavia, o Order-in-Council referia-se apenas aos descendentes da rainha Vitória, e não necessariamente às descendentes. Em abril de 1952, dois meses depois da sua subida ao trono, a rainha Elizabeth II pôs fim à confusão com o nome dinástico quando declarou ao seu conselho particular a sua "vontade e satisfação de que eu e meus filhos sejamos chamados e conhecidos como membros da Casa e Família de Windsor, e que meus descendentes que se casem e seus respectivos descendentes carreguem o nome Windsor."
A rainha Elizabeth II é a soberana dos Windsor atualmente no poder.

Mais tarde, no dia 8 de fevereiro de 1960, a rainha emitiu outra Order-in-Council, confirmando que ela e seus quatro filhos seriam conhecidos como Dinastia, Casa e Família de Windsor e que ela e outros descendentes da linhagem masculina (exceto aqueles que possuíam o título de príncipe ou princesa e eram conhecidos como "Sua Alteza Real") seriam conhecidos pelo nome de Mountbatten-Windsor.

Qualquer futuro monarca do Reino Unido pode trocar o nome dinástico se assim quiser. 

Qualquer Order-in-Council pode revogar os promulgados por Jorge V e Elizabeth II. Se o príncipe de Gales, por exemplo, subir ao trono ele pode mudar a sua casa real para Mountbatten em homenagem ao seu pai, príncipe Filipe, duque de Edimburgo, e ao seu tio-avô, Louis Mountbatten, 1° conde de Mountbatten de Burma.
 
Fonte: Wikipédia (textos e figuras)

Postar um comentário

7 Comentários

  1. amigo, isso é o que se diz: uma nobre postagem.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/04/2011

    otimo trabalho
    amigo

    ResponderExcluir
  3. Sou encantada pelo teu trabalho, admiro muito o teu blog.
    Você tem algo sobre os sobrenomes Reichert e Reichelt? O sobrenome de meus pais tem apenas 1 letra diferente um do outro, ( sobrenome de solteiros) Minha avó era Gothart de solteira, daregião de Colônia.
    Abraços Candice Reichert
    candirfernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/05/2013

    adorei seu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/05/2013

    05/03/13
    adorei seu trabalho é muito legal

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/24/2014

    essa "familia" é mto fofinha...
    tudo que é encontrado no solo do Reino Unido pertence à essa desgraça de clan.
    Principe charles se fantasia de árabe para vender armas no oriente medio..
    Harry é um nazista e não faz a menor questão de esconder.

    ResponderExcluir
  7. A história da realeza britânica também me encanta (vide https://bit.ly/2zsDszQ), principalmente o recente reinado de Elizabeth II que, apesar de ser pega de surpresa e cometer equívocos, nos dá uma lição sobre gerenciamento de crises e a tentativa manter sua opinião quando essa é uma das coisas mais difíceis de se fazer.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario!!! Volte Sempre!!!

Canal do Youtube