Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

A mágica viagem pelas cidades de Bach

Johann Sebastian Bach, um dos maiores compositores alemães, nasceu em Eisenbach e ganhou fama em Leipzig, onde foi diretor musical e compôs intensamente. Coral dos meninos ao estilo de Bach ainda arrasta multidões para Leipzig. 

foto: alliance/dpa
Foi no pé da montanha e do castelo Wartburg, em Eisenach, no estado da Turíngia, que o compositor nasceu, em 1685. O centro histórico da cidade ainda preserva a mesma atmosfera da infância do músico.

Uma parada obrigatória para os fãs do compositor é a prefeitura da cidade. Esse era o local onde, antigamente, os tocadores de pífaro faziam soar o instrumento para informar a hora certa. Um dos músicos mais conhecidos era Johann Ambrosius Bach, pai de Sebastian Bach.

Mas foi em Leipzig que o compositor viu sua carreira florescer. Já nos tempos de Bach, a cidade era conhecida como metrópole cultural e centro de comércio. Em 1723, Bach se candidatou à vaga de diretor musical da igreja de São Tomás, passou por vários testes e, em 22 de abril daquele ano, foi escolhido para o cargo pelo conselho municipal.

Ele se manteve na função por 27 anos, era o responsável pela direção musical em todas as quatro principais igrejas de Leipzig. Aqueles foram anos de intensa produção: centenas de cantatas, obras para corais, prelúdios e concertos. Bach só não compôs ópera, gênero que não combinava com seu caráter austero e religioso.

Abaixo, o vídeo de uma de suas composições mais famosas, a Toccata et fugue, interpretada pelo organista alemão Hans-André Stamm.


Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube