Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2012

Immanuel Kant, o grande filosofo do iluminismo

Nesta data, em 1724, nasceu  filósofo alemão Immanuel Kant. Ele questionou o que conhecemos através dos sentidos, colocou a razão no centro de sua filosofia crítica e apontou os limites do conhecimento. 
Seu trabalho concentrou-se na resposta a três questões: O que eu sei? O que devo fazer? O que devo esperar? Entretanto, as respostas para as duas últimas dependem da resposta à primeira: nosso dever e nosso destino podem ser determinados somente depois de um profundo estudo do conhecimento humano.
Kant morreu em Königsberg, aos 79 anos de idade, a 12 de fevereiro de 1804. Entre suas principais obras estão Crítica da Razão Pura, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Crítica da Razão Prática e Crítica da Faculdade de Julgar. A primeira delas criou as bases para a "teoria do conhecimento" como disciplina filosófica.
Immanuel Kant é considerado o grande filósofo do Iluminismo. Ele próprio assim respondeu à questão "o que é o Iluminismo?":
"O Ilumin…

Tradicao alema e ritos germanicos na pascoa

Os alemães que cultivam a tradição colorem ovos cozidos, assam bolos especiais na Páscoa e fazem fogueiras em algumas regiões. A festa cristã se sobrepôs à que os germanos dedicavam à deusa da primavera. 
Na Alemanha, a tradição cristã da Páscoa como a festa da ressurreição de Cristo, em que a morte não é vista como o fim e sim como o recomeço de uma nova vida, está ligada a elementos da mitologia germânica. Segundo Jacob Grimm, um dos famosos irmãos Grimm, o próprio termo alemão, Ostern, deriva de Ostara, a deusa germânica da primavera. 
Esta procissão a cavalo (foto ao lado) é tradição em Crostwitz, no leste da Alemanha, sendo cultivada há 450 anos pela minoria sórbia. Objetivo da cavalgada é proclamar a ressurreição de Cristo 


"A primeira das grandes festas germânicas da primavera, representando a vitória do sol aquecedor sobre as trevas e o frio do inverno, é Ostern. Segundo Jacob Grimm, um dos famosos irmãos Grimm, o próprio termo alemão, Ostern, deriva de Ost…

Alemaes mantem periodo de reflexao na quaresma

Na Alemanha, durante a Quaresma, mesmo entre os menos religiosos não é raro encontrar quem siga algum tipo de jejum alimentar ou se abstenha, por exemplo, do uso da internet ou do automóvel. 
Segundo uma pesquisa realizada pela Apotheken Umschau, revista editada por uma associação de farmácias alemãs, 11,3% dos entrevistados se submetem a algum tipo de privação voluntária durante os dias que se seguem à Quarta-Feira de Cinzas.
A pesquisa revela ainda que a prática de jejum ou de alguma mudança no cotidiano durante a Quaresma é mais comum entre as mulheres do que entre os homens alemães. 
Mais de 13% das mulheres entrevistadas afirmaram praticar algum tipo de privação durante esses dias. Já entre o público masculino, esse número cai para 9,1%. Há ainda grandes diferenças regionais: 13,1% dos habitantes do Oeste da Alemanha afirmam respeitar a Quaresma, percentual quase três vezes maior do que o encontrado entre os moradores do Leste do país.
Fonte: DW