Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Perseguição aos descendentes germânicos no Brasil


Livro de um Campo de Concentração brasileiro


Muito se estuda em escolas e universidades lições sobre a II Guerra Mundial, período cruel da História Contemporânea que destruiu nações e que matou milhões de pessoas inocentes sob justificativas torpes de cor, raça, credo e nacionalidade. 

Muito se sabe também que na Europa, principalmente na Alemanha e Polônia, haviam Campos de Concentração que recolhiam presos que não se adequavam às "normas" nazistas. Nestes campos foram assassinadas milhões de pessoas e sob as piores formas possíveis.

No entanto, o que poucos sabem, é que no Brasil, durante o período da II Guerra Mundial, também existiam Campos de Concentração. Mas estes campos recolhiam apenas descendentes de imigrantes germânicos, italianos e japoneses sob a justificativa da nacionalidade, da língua e da cultura. Os descendentes de imigrantes germânicos foram os que mais sofreram com as investidas atrozes destes campos.

Haviam 12 Campos de Concentração no Brasil e dois deles ficavam no estado de Santa Catarina - maior reduto de descendentes de imigrantes germânicos do Brasil na época do regime do Estado Novo liderado pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Florianópolis e Joinville sediaram um Campo de Concentração cada um. Para saber um pouco mais sobre os Campos de Concentração no Brasil, clique aqui.

Em sua Campanha de Nacionalização, Getúlio buscou abrasileirar todos os descendentes de imigrantes estrangeiros, mas a situação de abrasileiramento tornou-se mais feroz quando um navio nazista afundou um navio brasileiro em águas brasileiras. O acontecimento foi o estopim para acabar com as boas relações que existiam entre Brasil e Alemanha desde o século XIX e iniciar uma verdadeira perseguição aos que falavam alemão padrão ou dialetos/línguas germânicas e que viviam a cultura germânica dentro do território brasileiro.

Este foi o período mais triste da história dos povos germânicos no Brasil, no qual muitos pais de familia, crianças e mulheres foram presos, torturados e mortos por causa da língua e dos costumes germânicos. Além disso, comércios de descendentes germânicos e escolas foram fechadas, casas foram destruídas, livros, fotos e documentos em alemão e sobre cultura alemã foram queimados. Os descendentes de germânicos passaram a viver sob o medo. Foram obrigados a falar (mesmo que porcamente) o Português para não serem presos ou torturados quando conversavam entre si. Muitas familias, para não perder sua identidade, tiveram que esconder e enterrar seus pertences para não serem descobertos pelos oficiais do governo. Para saber mais clique aqui, aquie aqui.

Quem ouvia programas de rádio alemães ou ouvia músicas em alemão em seus pequenos momentos em familia logo após o jantar, corria o risco de ser preso. Os oficiais vigiavam as casas e vizinhos brasileiros (porém de descendência portuguesa e espanhola) denunciavam as familias que cometiam alguma "infração", ou seja, que viviam sua cultura germânica.

Os descendentes de germânicos que vieram ao Brasil num tempo em que a Alemanha não existia e que não escolheram Adolf Hitler como governante, foram acusados de nazistas e nas ruas foram chamados de Quinta Coluna. A maioria dos descendentes de imigrantes nem sabia exatamente o que era o Nazismo e buscava viver sua vida de teuto-brasileiros, descendentes germânicos que há muito já eram brasileiros por terem nascido em solo brasileiro.

Abaixo você confere imagens de um dos livros de entrada e saída de um Campo de Concentração que ficava na cidade de Joinville/SC. Perceba as anotações com nome, idade, profissão, data de entrada e saída do campo.

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube