Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Como é o Ano Novo na Alemanha!

Reveillon – Silvester


O dia anterior ao ano novo na Alemanha, dia 31 de dezembro, chama-se Silvester. Em muitos lugares os estabelecimentos ficam abertos só até ao meio-dia. Neste dia as pessoas desejam umas às outras uma boa entrada no Ano Novo dizendo: “Einen guten Rutsch ins Neue Jahr”, ou somente “Einen guten Rutsch”. Na noite da virada do ano muitas pessoas saem para jantar e passam a noite toda com amigos e familiares no restaurante. A meia noite as pessoas brindam o ano novo com espumante “Sekt” ou champagne “Champagne” e desejam um Feliz Ano Novo “Ein gutes neues Jahr!”

Em várias cidades da Alemanha há também uma grande festa para festejar a chegada do ano novo. Os fogos de artifício “Feuerwerk”, para espantar os maus espíritos com muito barulho e receber o Ano Novo com muitas luzes é um costume praticado nas ruas e parques de todo o país, seja em família ou entre vizinhos. Como não poderia deixar de ser no país das regulamentações, os fogos têm hora para começar e para terminar.




Ano Novo – Neues Jahr


A partir do dia 1º de janeiro as pessoas desejam um Feliz Ano Novo com as palavras: “Frohes Neues Jahr!” ou somente “Frohes Neues”. Nesta época é bem comum as pessoas se presentearem com lembranças que trazem sorte para o novo ano, chamadas de “Glücksbringer”. Conheça os símbolos da sorte na Alemanha.

Porco – Schwein


O porco é um grande símbolo de sorte em qualquer época do ano. Além de simbolizar fertilidade e força, o porco tinha grande valor para os povos germânicos, os gregos e romanos. Quem possuía muitos porcos sinalizava que tinha uma vida confortável.

Limpador de chaminé – Schornsteinfeger


Uma chaminé entupida era o máximo do azar! Não era possível cozinhar ou aquecer. Quem podia resolver esse problema? O limpador de chaminé! Uma chaminé limpinha passou a ser sinônimo de sorte: comida e aquecimento assegurados sem risco de incêndio. É seu trabalho limpar as impurezas, abrindo caminho ao ar puro. Vê-lo ou tocá-lo é sempre sinal de sorte. Por isso, nos cartões de fim de ano, nos buquês de flores ou modelados em marzipã eles aparecem para trazer sorte para o ano que inicia.

Joaninha – Marienkäfer


Ela exerce uma função importante, pois come piolhos e pulgões das plantas. Logo, os camponeses acreditavam que o inseto era um presente divino.

Trevo de quatro folhas – Klee


Assim como a joaninha o trevo é considerado um símbolo de sorte. Como trevos de quatro folhas são raros, encontrá-los é sinal de sorte. Dizem que não se deve procurar por ele.

Ferradura – Hufeisen


Encontrar por acaso uma ferradura traz sorte. Ela transmite à pessoa que a encontrou a força do cavalo, animal sagrado na mitologia germânica. Não se sabe ao certo a origem dessa crença espalhada por quase todo o mundo, mas pendurar uma ferradura na porta de entrada teria o poder mágico de proteger contra catástrofes, doenças, incêndios e espíritos maus.

Agora vamos aprender frases relacionadas ao tema “Ano Novo”:

Einen guten Rutsch ins neue Jahr!  (Uma boa entrada no ano novo!)

Fonte: Andreia Bohn

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube