Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Danúbio: romance e música às margens do rio na Alemanha

Foto: Bruno Barata/Dedoc Abril
Desde que o compositor austríaco Johann Strauss fez uma inspiradora viagem pelo segundo maior rio da Europa e transformou sua emoção em valsa cerca de 150 anos atrás, é impossível deitar os olhos em suas águas calmas e bucólicas sem lembrar da melodia. Tan tan tan tan tan…

Casinhas de fachadas coloridas emolduradas por vinhedos pintam a paisagem. Tan tan, tan tan… Surge um castelo medieval depois da curva. Tan tan tan tan tan… E uma vilinha encantadora de poucas dezenas de habitantes desponta no horizonte, com uma igrejinha de cúpula tão pontiaguda que parece tocar o céu.

O Danúbio nasce no coração da Floresta Negra, no sudoeste da Alemanha, e percorre cerca de 2 850 quilômetros até desaguar no Mar Negro, em um dos deltas mais bonitos do mundo, na Romênia. Pelo caminho, ele vai cortando dez países, banhando capitais imperiais, embalando amores eternos. Ao longo de uma semana, embarcamos em uma viagem de sonhos entre a cidade de Passau, na Alemanha, e Budapeste, na Hungria, com incursões inesquecíveis pela Áustria e pela Eslováquia no roteiro.

Quatro países, 600 quilômetros – com estradinhas cinematográficas e caminhos que levam a palácios e fortalezas, mosteiros e abadias, cidadelas e vinhedos premiados – depois, fica uma certeza: o Danúbio definitivamente não é azul. Mas, olha, isso não tira nada da sua poesia.

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube