Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

O perigo ambiental dos lenços umedecidos em Saarbrücken

Os lenços umedecidos da Saarbrücken são ótimos para limpeza rápida e em movimento. Para sistemas de águas residuais, no entanto, mais e mais um incômodo caro. Muitas vezes com consequências negativas para o meio ambiente.


Foto: dpa / Entsorgungsverband Saar
Toalhetes molhados de um canal pendurados em um gancho
Eles são considerados "uteis" e "ecologicamente corretos". Para muitos, eles são companheiros práticos no banheiro e na cozinha. Mas para as empresas de eliminação de resíduos, elas são um pano vermelho. "Pump killer" ou "pump gag" são chamados de wet wipes internamente. Porque eles colocam mais e mais frequentemente as estações de tratamento de águas residuais. Também no Sarre.

"Isso se tornou um grande problema nos últimos anos", diz Marianne Lehmann, porta-voz da Entsorgungsverband Saar (EVS), que opera 140 estações de tratamento de águas residuais em todo o país. "Os pequenos lenços podem parecer inofensivos, mas no final são extremamente danosos." Todos os anos, o SVE precisaria gastar entre 300.000 e 500.000 € para a limpeza adicional, remoção e reparação de partes da fábrica - apenas para os efeitos remover essas impurezas e eliminá-las na incineração de resíduos. Os especialistas chamam os aglomerados de toalhetes úmidos "wrap around", que envolvem as partes do equipamento e as encerram.

Porque ao contrário do papel higiênico, lenços umedecidos geralmente consistem em poliéster de fibra longa, viscose ou algodão e são extremamente resistentes ao rasgo, a rugas e, acima de tudo, à prova d'água. O resultado: Se eles são jogados no vaso sanitário, eles não se dissolvem no caminho para a estação de tratamento, mas em conjunto com outros lenços umedecidos, tampões ou cabelo um emaranhado de espessura que entope as bombas

O que pode acontecer quando os canais entopem e as fezes atingem a água não filtrada, foi recentemente esclarecido em Baden-Württemberg, onde 170 pessoas queixaram-se de diarreia e vômito após um banho no Lago de Constança. Em Saarbrücken, moradores preocupados também soaram o alarme há alguns dias, depois que o Aschbach, que deságua em uma lagoa na floresta no oeste da cidade, se transformou em uma cloaca azulada e cintilante. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um defeito em uma estrutura de alívio foi a causa da falha da bomba - desencadeada por uma madeira presa com entupimento.

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube