Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Weisswurst, mais uma joia da gastronomia festiva na Alemanha

Familia Voltz

A Weißwurst (ou salsicha branca) é uma salsicha tradicional da Baviera, região ao sul da Alemanha, especialmente associada à cidade de Munique. Ela é feita com carne de vitela moída finamente e um pouco de carne de porco, temperada com salsa, cebola, limão, sal, pimenta branca e às vezes noz-moscada.

Características e Preparação

A cor branca característica da Weißwurst vem da ausência de corantes ou defumação, o que também faz com que seja muito mais suave em sabor e textura em comparação a outras salsichas alemãs. Tradicionalmente, a salsicha é cozida em água quente (sem ferver) e consumida logo após ser feita, pois seu frescor é um aspecto importante.

Como é Consumida

A Weißwurst é frequentemente consumida como parte de um café da manhã típico da Baviera, que inclui Brezel (o pão com nó), mostarda doce (chamada de Süßer Senf) e, claro, uma caneca de cerveja de trigo, especialmente em ocasiões festivas como a Oktoberfest. É comum comer a salsicha retirando a pele, o que pode ser feito cortando-a longitudinalmente ou sugando a carne (um método tradicional chamado "zuzeln").

Curiosidades

Há uma regra popular que diz que a Weißwurst não deve "ouvir as badaladas do meio-dia", ou seja, deve ser consumida antes desse horário. Isso se deve ao fato de que antigamente, sem a refrigeração moderna, a salsicha se deteriorava rapidamente, e era essencial comê-la fresca.

Essa salsicha é um símbolo da cultura culinária da Baviera e continua sendo uma parte importante de festividades e tradições locais.

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube