Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Lutero, e a venda de cadeiras no ceu

Não sou muito de indicar filmes com conteúdo religioso ou de reliogiosos, porém fiz uma exceção para divulgar esta história, afinal ele fez parte de minha vida por muito anos, já que fui batizado na igreja luterana. Tem um mini-resumo da vida de Lutero, o vídeo (resumido) do filme.

Martinho Lutero (Martin Luther, no alemão)  nasceu a 10 de novembro de 1483 na cidade de Eisleben (Turíngia), sendo o primogênito do casal Hans Luther e Margarete Ziegler Luther. Foi batizado no dia seguinte com o nome do Santo do dia. Em 17 de julho de 1505, Martim Lutero ingressou no Convento dos Agostinianos Mendicantes, em Erfurt. Ordem das mais severas. Tendo sido ordenado sacerdote a 27 de fevereiro de 1507, Lutero celebrou sua primeira missa a 2 de maio do mesmo ano. Lutero teve um bom conselheiro e cura d’almas no vigário geral da Ordem dos Agostinianos, Johann von Staupitz. Foi ele quem indicou Lutero para professor de Filosofia na universidade de Wittenberg, em 1508.

Na Universidade de Wittenberg, Lutero continuou ao mesmo tempo o estudo da Teologia. Graduou-se Doutor em Teologia a 19 de outubro de 1512 e passou a dar preleções sobre exegese bíblica.


A 31 de outubro de 1517 Lutero afixou 95 Teses à porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, é perseguido, obrigado a retratar-se perante a Igreja Católica e o Imperador Carlos V que o considerou "proscrito" , qualquer que o encontrasse no país, poderia matá-lo. Os fiéis cavaleiros do príncipe eleitor da Saxônia, Frederico, o Sábio, simpatizante de Lutero, tramaram um assalto na floresta perto de Eisenach, sendo Lutero levado a salvo para o Wartburgo, a 4 de maio de 1521.

Sabem o "pecado" maior de Lutero ? Ir contra a venda de indulgência pela Igreja Católica, ou seja em troca de dinheiro (moedas de ouro), obtinha-se perdão das faltas e teria uma cadeira reservada no "céu" através de um certificado assinado pela igreja.

Hoje, vende-se a remissão dos pecados através até de débito no cartão de crédito. Sinal dos tempos...

Parece que não aprendemos muito desde aquele tempo, afinal temos vários "donos" da verdade que se proclamam serem os "enviados" de Deus, taxando credos que não concordam com suas "teses" de hereges, demoníacas. Por muito pouco, pessoas foram enviadas para fogueira, forca e outros suplícios por não aceitarem que os "donos" de todo o "conhecimento" e "respeitabilidade" os orientassem.

Talvez por isto hoje, tenhamos tanto desconhecimento das religiões e "atacamos" quem não concorde conosco. Mas quem sabe um dia aprendemos..


                                                                                               Fonte : Portal Luteranos


 

Postar um comentário

9 Comentários

  1. amigo, eu tenho esse filme, mas nunca assisti. Agora depois de ler sua postagem vou conferir.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Geraldo,

    Eu já vi este filme... é demais. Excelente indicação.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Geraldo!
    Dica muito boa, eu já vi o filme a alguns anos e achei muito bom mesmo.
    Quanto ao pagamento dos pecados... daqui a pouco terá parcelamento com juro zero e sem entrada... Já pensou? Oferta imperdível. ;-) rsrs
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/27/2010

    Já assisti este filme e digo,vale muito à pena assistir.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oii amigo Geraldo

    Eu vi esse filme, e achei fantastico, nao tenho religião definida, gosto de estudar e tenho uma fe grande em Deus , mas racional, sem fanatismo nenhum.O Lutero foi um grande idealista, quebrou preconceitos e paradigmas e foi atrás do que achava justo e correto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Existem muitas figuras como Lutero hoje, mas ninguém mais lhe dá ouvidos. Usam as teses que ele criou para fazerem coisas muito pior do que ele constatou à época.
    Parabéns pelo texto!!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Lutero foi um grande homem que revolucionou em seu tempo, tendo atualmente muitos seguidores.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  8. A religião é absolutamente quando diz respeito ao indivíduo. Quando ele tenta impor aos outros esse respeito propriamente ser, "peca".

    ResponderExcluir
  9. OLha, e veja que interessante, um fato no dia 31 e Outubro , foi tipo caças as Bruxas, sendo que os verdadeiros bruxos queimavam quem nao admitia certas barbaridades.e é assim ate hoje, valew pela dica!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario!!! Volte Sempre!!!

Canal do Youtube