Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2012

Dia das Mães na Alemanha

O Dia das Mães foi instituído na Alemanha em 1923. Foi um reconhecimento tardio às mulheres que haviam perdido os filhos nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. Mais tarde, a data foi usada ao extremo pela propaganda nazista. Como precisasse de soldados para sua máquina de guerra, Hitler condecorava as mães com grande número de filhos. 
Atualmente, o Dia das Mães na Alemanha tem um forte sentido comercial, mas também de reconhecimento pelas crianças. A Igreja, as creches e as escolas aproveitam a data para homenagens em forma de trabalhos de pintura, colagem ou pequenas lembrancinhas feitas pelas crianças. Além disso, é tradição "surpreender" as mães com o café da manhã na cama ou assumir suas tarefas domésticas neste dia.
Fonte: DW

Füssen, na cidade do castelo Neuschwanstein

Füssen é mais que apenas uma estação na Rota Romântica do sul da Alemanha. Além do palácio que inspirou o castelo da Cinderela dos desenhos da Disney, Füssen é rica em história e artesanato. 
Bem no sul da Alemanha fica a cidade de Füssen. Localizada a 808 metros acima do nível do mar e na fronteira com o Tirol austríaco, é a cidade de maior altitude na Baviera.
Para quem está Munique, não é difícil chegar a Füssen. Depois de aproximadamente duas horas de ônibus, uma olhada ao topo da montanha não deixa dúvida: lá está a cidade que abriga o famoso castelo Neuschwanstein (foto ao lado) . Construído pelo rei Ludwig 2º, o palácio serviu de inspiração para o castelo da Cinderela dos desenhos de Walt Disney.
Mas Füssen tem outras atrações, principalmente para quem prefere passeios alternativos ou evitar os locais com grande concentração de turistas. Julia Hiemer, escultora nascida em Füssen, acredita que a cidade tem o tamanho certo e que "quando se mora aqui, tudo…