O ovo, a obsessão por ele perfeitamente cozido

DW Brasil
Este é o inicio de uma série sobre o ovo, uma obsessão alemã, da qual como descendente, também participo e lembro em minha infância do ritual. Então preparem-se para a série: O Alemão e o ovo.

Na Alemanha, precisão é indispensável na hora de preparar um ovo cozido, um dos alimentos favoritos para o café da manhã. Para atingir a consistência ideal, há uma série de regras e utensílios.

- Bertha, o ovo está duro! Por quanto tempo ele foi cozido?

- Você sempre pede que ele seja cozido por quatro minutos e meio.

- Eu sei disso. Mas esse ovo, com certeza, não foi cozido por quatro minutos e meio.

- Mas eu o cozinho por quatro minutos e meio todas as manhãs.

- Por que então ele ora está duro demais, ora, mole demais?

- Não sei. Eu não sou uma galinha."

Na Alemanha, costuma se dizer que o dia começa com um ovo perfeitamente cozido. A falta de precisão na hora de preparar o ovo para o café da manhã pode se tornar um motivo de discórdia na família, como mostra o diálogo acima, de um dos desenhos animados do cartunista e humorista alemão Loriot.

O marido reclama que o ovo está duro e tem certeza de que a mulher, Bertha, não calculou perfeitamente os quatro minutos e meio de cozimento para que a clara ficasse firme, e a gema se mantivesse mole.

Enquanto no café da manhã americano ou no inglês a preferência é por ovos fritos ou mexidos, na Alemanha o ovo cozido (gekochtes Ei) é sagrado. E segundos determinam a diferença entre ovos firmes e moles.

Já fui recebida por alemães que têm até cinco "relógios de ovos” (Eieruhr) na cozinha para que possam calcular o tempo de cozimento de cada ovo que será servido às visitas. Dependendo da preferência – ovos com a gema mole, ovos completamente duros e tantas outras opções – haverá um tempo diferente de cozimento.

Para evitar brigas, comprar uma máquina de cozimento de ovos que calcula a temperatura correta da água e o tempo de cozimento é uma opção para muitas famílias. O dispositivo também possui uma agulha que faz um pequeno furo no topo do ovo. Isso é necessário para evitar que os ovos quebrem durante o cozimento.

Quando o ovo está pronto, é recomendável colocá-lo na água fria e, em seguida, servi-lo. O ovo é colocado sobre um pequeno suporte com o formato de uma taça, o Eierbecher. Para quebrar a casca, há um martelinho específico. Bater a colher na casca também é uma opção. Por fim, vem a hora da verdade. Será que o ovo está com a consistência perfeita?

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentario!!! Volte Sempre!!!

Tecnologia do Blogger.