Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Guerras e Revoluções no histórico familiar


O mais legal de estudar a história de nossos ancestrais e claro sentir prazer nisto, é descobrir fatos que muitas vezes justificam a famosa frase : "se isto não acontecesse eu não estaria aqui". Então vou começar a contar histórias deste "povo", começando pelos Neufang, mais tarde falo como eles entram na história dos Volz.

Começamos pela história que envolve uma familia nobre européia, com forte vinculo no Brasil, a Casa dos Habsburgo da qual descendia a primeira imperatriz do Brasil : Dona Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena ou apenas Dona Leopoldina, de quem todos conhecem (ou pelo menos a maioria já conhece a história).

Agora vamos conhecer a trajetória de Ruprecht Neufang :



 
O Vale Gastein (foto acima) foi no principado eclesiástico controlada pelo arcebispo de Salzburgo, limitada a oeste pela Baviera e no leste do Império Habsburgo. A Paz de Augsburgo, em 1555 criou uma pausa temporária no tumulto das guerras entre católicos e protestantes, e Sacro Imperador Maximiliano II (1527-1575) foi relativamente tolerante com os protestantes.

Seus sucessores variado em suas lealdades, resultando eventualmente na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), que devastou a Europa central, destruindo a terra e até 50% das populações rurais. Não se sabe direito qual lado os Neufangs apoiaram neste conflito, já que eram partidários iniciais da Reforma do Principado Católica de Salzburgo. A Paz de Westphalia em 1648 estabeleceu uma religião local com base no estatuto dos governantes de uma região em 1624.

O arcebispo, em seguida, começou a "limpar" seu território de dissidentes. Ruprecht ouviu das áreas da Alsácia-Lorena e Sarre, oficialmente atribuído a França católica, mas com uma secular tradição de tolerância religiosa. Não sabemos se ele emigrou com a morte de seu pai, ou em sua companhia, mas ele se estabeleceu em Steinbach, Distrito de Ottweiler, no Principado de Saarbrücken. Porque Steinbach ainda não tinha uma igreja, eles adotaram a Evangelische Kirche (Igreja Luterana) em Ottweiler. (¹)

Gostaram da história ? Então aguardem que tem mais por vir...
(¹) - Site da familia Neufang

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube