Pular para o conteúdo principal

Muckers, uma abordagem psicologica e bendita

Jacobina Mentz Maurer
Falar sobre os Muckers tem sido uma grande fonte de pesquisa para historiadores e genealogistas, visto que o episódio envolvendo o casal João Jorge e Jacobina Maurer é de uma riqueza impressionante. 

Já falamos aqui no blog sobre este intrigante casal, de cuja familia temos ascendentes comuns. João Jorge Maurer era filho de Carl Maurer e Maria Barbara Volz, esta por sua vez era irmã de meu trisavô materno Jacob Voltz.

Agora é a vez dos psicológos tentarem entender o movimento Mucker. Em interessante artigo, a Psicóloga Clínica e Mestre em Ciências da Religião Heloisa Mara Luchesi Módolo fala sobre os  delírios religiosos como possibilidade de estruturação psíquica :

"Foi no Rio Grande do Sul, especificamente na atual cidade de Sapiranga que, entre os anos de 1870 a 1874, desenrolou-se um fenômeno religioso único no Brasil: um movimento messiânico milenarista (1) protestante, que se deu num grupo étnico bem definido, composto por imigrantes alemães, e que foi liderado por uma mulher, Jacobina Mentz Maurer. Teve um final trágico, pois os colonos envolvidos - e que se tornaram conhecidos como os Mucker - foram atacados e perseguidos. Alguns fugiram, os líderes foram executados pelo exército imperial e enterrados, todos juntos, numa vala comum.

Morta Jacobina, com apenas 32 anos, poderíamos imaginar que o movimento Mucker estava definitivamente encerrado. Mas o fenômeno Mucker, com suas histórias e mitos, ainda continuou a existir nos relatos, nos jornais, na memória e no imaginário do povo, repercutindo de tal forma durante muitos anos, que não seria honesto dá-lo por finalizado simplesmente com a morte da sua líder.

Há documentos que relatam perseguições aos poucos Mucker sobreviventes e a seus familiares vinte e quatro anos após o fim do movimento. Ainda se atribuía aos Mucker qualquer assassinato ou acontecimento estranho que ocorresse na região. Edições de um jornal de Sapiranga que datam de 1956, oitenta e dois anos depois do ocorrido, colaboraram para a continuidade das informações distorcidas, e essas representações negativas contribuíram para a formação de um imaginário coletivo que legitima os Mucker como os verdadeiros e únicos culpados de todos os acontecimentos.

Alguns acadêmicos, no desenvolvimento de suas pesquisas sobre o movimento, sentiram enorme dificuldade e em alguns casos total impossibilidade de entrevistar familiares de Mucker que ainda vivem na região.


Todos esses fatos denotam como essa “ferida” histórica se manteve viva, mesmo depois de tantos anos. O mito perpetuou-se através do tempo, e segundo a historiadora Janaina Amado, até hoje é um assunto maldito e sinônimo de horror e vergonha para muitos.

Conscientes do sofrimento que essas visões parciais e distorcidas causaram ao longo dos anos nessas pessoas e nessa comunidade, evidenciaremos aqui uma outra face dessa história: o lado “bem dito” dos Mucker..."

Para ler a integra do artigo, clique no link a seguir O lado “bem dito” dos Mucker

Comentários

  1. É pena! O linque para uma outra face dessa história: "O lado “bem dito” dos Mucker" está bloqueado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André Luiz,

      O link está corrigido!!! Obrigado pela dica e comentário

      Abraço

      Geraldo

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario!!! Volte Sempre!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Casa em estilo enxaimel, tipicas construções alemãs

Estilo Enxaimel
“O Enxaimel, ou Fachwerk (originário de “Fach” assim denominavam o espaço preenchido com material entrelaçado de uma parede feita de caibros), é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. 
Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados. Na adaptação do enxaimel às características climáticas da região, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.
Casa em estilo enxaimel
As casas no chamado estilo enxaimel são uma das principais atrações turísticas em qualquer região de colonização alemã. Quando os primeiros alemães chegaram ao Brasil, a arqu…

Canção de Ninar em alemão

Esta linda canção de ninar, traz-me lembranças, na minha infância eu escutava ela.. é tão melodiosa e tranquila, parece uma linda prece. Trouxe aqui a letra e música (com tradução) em um vídeo emocionante de Vicky Leandros.

Guten Abend, Gute NachtCanção infantil Guten Abend, gut' Nacht!
Mit Rosen bedacht,
mit Näglein besteckt,
schlupf unter die Deck'!
Morgen früh, wenn Gott will,
wirst du wieder geweckt,
morgen früh, so Gott will,
wirst du wieder geweckt.
Guten Abend, gut'Nacht!
Von Englein bewacht,
die zeigen im Traum
dir Christkindleins Baum,
Schlaf nun selig und süß,
schau im Traum's Paradies,
schlaf nun selig und süß,
schau im Traum's Paradies.

Tradução:

Boa noite, boa noite!
preocupado com as rosas,
corados com cravos,
deslizar sob o cobertor!
Amanhã de manhã, se Deus quiser,
você vai acordar mais uma vez,
amanhã, se Deus quiser,
você vai acordar mais uma vez.
Boa noite, boa noite!
guardada por anjos,
o show em um sonho
seu filho Jesus
Durma agora de…

Dia da Unidade Alemã

3 de outubro é o Dia da Unidade Alemã e é dia de todo alemão comemorar. Há 26 anos, a Alemanha se reunificava, um ano após a queda do muro de Berlim, dando um fim à divisão do país ocorrida depois da Segunda Guerra Mundial. Por isso, hoje é feriado nacional na Alemanha.

Dresden, Capital da Saxônia é apreensiva anfitriã da cerimônia pela reunificação da Alemanha, centenas de milhares são esperados. Mas atos xenófobos mancham sua imagem, e o medo de atentados norteia as medidas das autoridades.
Apesar do devastador bombardeio no fim da Segunda Guerra Mundial, a cidade de Dresden, no Leste da Alemanha, tem muita beleza arquitetônica a oferecer. Dois de seus mais imponentes edifícios estão em foco nesta segunda-feira (03/10), quando o país comemora o 26º aniversário de sua reunificação pacífica.
Na igreja Frauenkirche – símbolo da cidade, reconstruído com baita engajamento por parte dos cidadãos – é celebrado um culto ecumênico. Na Semperoper, uma das mais famosas casas de ópera do mundo…