Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Manuscritos de Lutero são descobertos na Alemanha

A familia Voltz desde sua origem (em minhas pesquisas genealógicas data de 1510) era luterana, mantendo-se assim na sua integralidade até o século XX, onde já ocorreram vários casamentos mistos (luteranos com católicos e outros credos religiosos).

Dentre reformas religiosas no âmbito cristão, a Reforma Protestante do século 16 é a que mais impacto trouxe na história do ocidente cristão.

Então nada mais relevante que aqui no blog que, a noticia que novos manuscritos de Lutero foram descobertos na Alemanha, na famosa biblioteca Duque August de Wolfenbüttel, no norte da Alemanha, anunciou a instituição esta segunda-feira.

Um professor alemão de teologia, Ulrich Bubenheimer, foi quem encontrou as anotações, escritas nas margens de um poema e de uma crônica. Elas "fazem parte das mais antigas escrituras de Lutero conservadas", destacou em um comunicado a biblioteca, particularmente rica em manuscritos da era medieval, incunábulos (impressos com tipos móveis que remontam ao surgimento da imprensa) e livros da época da Reforma.

No total, a descoberta consiste em uma dúzia de anotações feitas por Lutero enquanto estudava em Erfurt (leste) no começo do século XVI. Nelas aparecem várias vezes a palavra latina 'fides' (fé) e as datas de nascimento de Isabel da Hungria, uma santa da sua terra, a Turíngia. Nascido em 1483 e falecido em 1546, Martinho Lutero foi um grande reformista religioso e um dos primeiros escritores da língua alemã. Ele foi autor de uma tradução da Bíblia em língua vernácula. O luteranismo foi implantado no norte e no centro da Alemanha, onde teve o apoio de príncipes, no norte da Alsácia e nos países escandinavos.

Para quem quiser entender o contexto histórico da Reforma recomendo assistir o filme Lutero e ler o outro artigo que fiz a respeito : Lutero e venda das cadeiras no céu

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube