Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2014

Erros de grafia, mesma familia

A Familia Voltz tem este sobrenome por erro de grafia nos filhos do imigrante (nascidos no Brasil) Leonhard Volz, você leu bem, Volz , como por questão de fonética e "sotaque" o Volz já foi grafado com Voltz, Foltz, Folz, e mais recentemente recebi a notícia de um Woltz. Para um estudante de genealogia fica complicada a pesquisa com tantos sobrenome diferentes. 
Outro costume que dificultou muito a pesquisa foi o costume de Jacob Voltz (meu trisavô materno) dar a seu filho o seu próprio prenome. E assim criou uma sequencia de mesmos nomes. Só para entenderem a dificuldade que isto causa para a pesquisa das origens do sobrenome Voltz (Volz). 
O primeiro registro com o nome Jacob, apareceu com a grafia de Jakob Volz (1608-1676) e foi tetravô (ou o popular tataravô) de Leonard Volz (que por sua vez era meu "tataravô), depois o nome não mais utilizado até 1857, quando meu trisavô nasceu em Padre Eterno (distrito da atual cidade de Sapiranga, RS).  Segue a sequencia em 1859 e…

Resoluções de Ano Novo, Porto Alegre e Niederlinxweiler

Entre minhas resoluções  de ano novo, consta que  atualizações dos meus blogs (todos eles) deverão ser mais frequentes, até porque com o tempo, todo o investimento feito em construir um público leitor se vai por água abaixo, basta não atualizar-lo que perdermos os leitores.
E hoje, além de mudar a cara do blog, resolvi também colocar um aplicativo de previsão do tempo em Niederlinxweiller, pequena cidade do sudoeste da Alemanha, que fica a pouco mais de 100 km da fronteira com a França, de onde partiram,  imigrando para o Brasil, meu tetravô Leonhard Volz e sua esposa Maria Catharina Roth e filhos se dirigiram para o porto de Bremen, e a bordo do veleiro transoceânico Olbers migraram em direção ao Brasil em em26.9.1828.
Faz frio neste momento em Niederlinxweiler, 4ºC com sensação térmica de -2ºC , enquanto aqui no outro lado do oceano, faz 28ºC com sensação térmica de 29ºC (devida a alta umidade do ar).
Bom, por hoje era só, vou estar mais presente e assim conseguir atualizar mais dir…