Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Oficializado o Vale Germânico, iniciativa que vai impulsionar o turismo no Vale do Sinos

Rio dos Sinos e o Museu do Rio em um final de tarde ensolarado em São Leopoldo
Denominação foi oficializada no dia 26 de Agosto, em portaria publicada no Diário Oficial da União. 


Uma área que abrange nove municípios do Vale do Rio do Sinos passou a se chamar oficialmente Vale Germânico, por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26), que define o Mapa do Turismo Brasileiro 2019. 

A definição da nova nomenclatura ocorreu durante a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), realizada no dia 22 de julho, sob orientação do Fórum do Turismo do Vale do Sinos, que é integrado por 14 cidades, 11 delas sob jurisdição da Amvars. Fazem parte do Vale Germânico: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, Sapiranga e São Leopoldo.

A turismóloga Juliana Kroetz, que na época atuava na Secretaria Executiva da regional turística do Vale do Sinos e realizou o processo de cadastramento do pedido junto ao Ministério do Turismo, ressalta que a alteração se deve às características regionais que os municípios possuem - em sua grande parte com uma população formada por descendentes de imigrantes alemães - e pelo apelo turístico que esta característica possui. "Entre os aspectos que assumem esta marca estão a gastronomia, a história local, os costumes e a cultura de uma forma geral. O nome Vale do Rio dos Sinos ainda será utilizado para a utilização geográfica dos municípios. Já o Vale Germânico definirá fins turísticos".

O diretor de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Deivid Schu, diz que essa é uma grande oportunidade de fortalecer a cultura germânica da região, ressaltando a proximidade do bicentenário da Imigração Alemã em 2024. "É uma questão importante como marca. Não deixamos de ser Vale dos Sinos, mas isso nos dá a oportunidade de nos vendermos como Vale Germânico. Como produto turístico, atualmente se tem um olhar mais regional", afirma, citando exemplos como o Vale dos Vinhedos. 

O processo de alteração do nome da região turística iniciou em 2018, com diversas discussões entre gestores de turismo e comunidade, buscando assim uma adequação para que a região pudesse tornar-se mais atrativa para o turismo. O planejamento regional de turismo, a partir desta alteração, terá adequações para que os roteiros, rotas e divulgações tenham este apelo.

Fonte: VS

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube