Rio dos Sinos e o Museu do Rio em um final de tarde ensolarado em São Leopoldo |
Uma área que abrange nove municípios do Vale do Rio do Sinos passou a se chamar oficialmente Vale Germânico, por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26), que define o Mapa do Turismo Brasileiro 2019.
A definição da nova nomenclatura ocorreu durante a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), realizada no dia 22 de julho, sob orientação do Fórum do Turismo do Vale do Sinos, que é integrado por 14 cidades, 11 delas sob jurisdição da Amvars. Fazem parte do Vale Germânico: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, Sapiranga e São Leopoldo.
A turismóloga Juliana Kroetz, que na época atuava na Secretaria Executiva da regional turística do Vale do Sinos e realizou o processo de cadastramento do pedido junto ao Ministério do Turismo, ressalta que a alteração se deve às características regionais que os municípios possuem - em sua grande parte com uma população formada por descendentes de imigrantes alemães - e pelo apelo turístico que esta característica possui. "Entre os aspectos que assumem esta marca estão a gastronomia, a história local, os costumes e a cultura de uma forma geral. O nome Vale do Rio dos Sinos ainda será utilizado para a utilização geográfica dos municípios. Já o Vale Germânico definirá fins turísticos".
O diretor de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Deivid Schu, diz que essa é uma grande oportunidade de fortalecer a cultura germânica da região, ressaltando a proximidade do bicentenário da Imigração Alemã em 2024. "É uma questão importante como marca. Não deixamos de ser Vale dos Sinos, mas isso nos dá a oportunidade de nos vendermos como Vale Germânico. Como produto turístico, atualmente se tem um olhar mais regional", afirma, citando exemplos como o Vale dos Vinhedos.
O processo de alteração do nome da região turística iniciou em 2018, com diversas discussões entre gestores de turismo e comunidade, buscando assim uma adequação para que a região pudesse tornar-se mais atrativa para o turismo. O planejamento regional de turismo, a partir desta alteração, terá adequações para que os roteiros, rotas e divulgações tenham este apelo.
Fonte: VS
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