Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Rota Romântica e Prefeitura de São Leopoldo realizam ato alusivo aos 198 anos da imigração alemã

Foto: LUIS VIEIRA/DIVULGAÇÃO/JC

Nesta segunda-feira, 25 de julho, será realizado o ato da Rota Romântica, dentro da programação da São Leopoldo Fest 2022. A atividade será realizada no Teatro Municipal (rua Osvaldo Aranha, 934, Centro) promovida pela Associação Rota Romântica e a Prefeitura de São Leopoldo.

A diretora presidente da entidade, Teresinha Marina Kuhn, e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, receberão os convidados do evento que reunirá prefeitos da região, o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Simandl, entre outras autoridades.

Entre as atividades previstas estão o lançamento oficial do Selo Comemorativo da Rota Romântica aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil e será lançado o Documentário dos 25 anos da Rota Romântica, com palestra do historiador Martin Dreher. À tarde, haverá o acendimento da pira na Praça do Imigrante e a encenação “O Fluir das Águas”, junto ao Rio dos Sinos.

A encenação O Fluir das Águas fará uma homenagem ao Rio dos Sinos, caminho de chegada dos imigrantes a São Leopoldo e a todo o seu significado para a cidade. O evento será realizado a partir das 14h30min, no Museu do Rio dos Sinos (rua da Praia, nº 52).

A montagem é dirigida por Marcelo Restori e propicia uma reflexão sobre o significado do rio para a cidade. “A ideia é colocar em diálogo a diversidade brasileira com a grande eloquência Wagneriana (Wilhelm Richard Wagner - 1813 -1883) - um encontro de culturas através do rio - sempre brincando com essa grandiosidade da Ópera alemã de forma delicada e minimalista”, destaca.

De acordo com o diretor, a intenção é simbolizar a importância da dinâmica do rio, "não é possível entrar duas vezes no mesmo rio", no encontro das culturas: a nativa, através das donas da terra e seu rito agrário e a do povoador, no caso o alemão com sua obra total para representar a comunhão dessa diversidade cultural que formou o povo de São Leopoldo.

Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube