Advertisement

Responsive Advertisement

Ad code

Cervejas da Oktoberfest que você precisa beber

Maior festa cervejeira do mundo, a primeira Oktoberfest foi celebrada há pouco mais de 200 anos, durante o casamento do príncipe Ludwig da Baviera (mais tarde rei Ludwig I) com a princesa Teresa da Saxônia, em 12 de outubro de 1810.

Apesar da fama brejeira da festa, as cervejas da Oktobesfest só apareceram oficialmente no evento oito anos depois. Nas primeiras edições, no lugar da farra etílica estavam corridas de cavalos e feiras agrícolas. Somente em 1896 foram montadas as primeiras tendas de cervejas, que hoje são gigantescas e se tornaram símbolo da festa. Apesar de ser um grande atrativo para turistas, apenas 15% dos visitantes da Oktoberfest são de fora da Alemanha. A maioria dos bebedores de cerveja que se reúnem em Munique são da própria cidade, ou do estado da Baviera.

Com o sucesso do evento alemão, não demorou até que as cidades formadas por imigrantes germânicos começassem a realizar festas parecidas. No Brasil há uma das maiores delas, a Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, que se diz a maior festa fora da Alemanha. Ela surgiu em 1984, depois de uma enchente que destruiu a região. A celebração teve como objetivo arrecadar fundos e motivar a população local.

Esse estilo de cerveja surgiu somente para atender a demanda da famosa festa alemã. São seis cervejarias presentes na Oktoberfest de Munique: Paulaner, Augustiner, Hofbräu, Spaten-Franziskaner, Hacker Pschorr e Lowenbrau. O estilo também é chamado de Märzen, pois é feito no mês de março, estocado à frio no verão para ser consumido na festa, que inicia em meados de setembro e vai até outubro. O evento é uma forma de celebrar a chegada do outono no hemisfério norte.


Os rótulos são de baixa fermentação, e sua coloração vai de amarelo intenso a laranja-avermelhado. O teor alcoólico é um pouco maior do que as cervejas comerciais (entre 5% a 6% ABV), tem corpo médio, aroma de malte bem ressaltado. O amargor de lúpulo também é mais elevado do que o das cervejas comerciais.



Postar um comentário

0 Comentários

Canal do Youtube