Pular para o conteúdo principal

Familia Voltz e o caminho de Jacobina

Caminho no Morro Ferrabraz
Foto: Stephany Sander / Especial / CP
A história de Jacobina Mentz Maurer é seguidamente recontada e cada vez mais olhamos para o passado, vendo que escuridão do comportamento humano trouxe uma carga imensa de preconceito contra uma mulher que lia a Biblia e indicava a utilização de ervas medicinais (a atual fitoterapia) para vários problemas fisiológicos e também para a saúde mental. 

Por este motivo foi taxada de "bruxa" e os adjetivos desonrosos, li desde o livro do padre católico Ambrosio Schupp até a escritora Janaina Amado que retirou toda a carga pejorativa que representava toda a sua descendencia e seus parentes. 

Toda esta carga dramática foi representada no artigo que reproduzi do Instituto Jungiano do RS - Muckers, uma abordagem psicologica e bendita, reproduzo pequeno trecho abaixo

"...Alguns acadêmicos, no desenvolvimento de suas pesquisas sobre o movimento, sentiram enorme dificuldade e em alguns casos total impossibilidade de entrevistar familiares de Mucker que ainda vivem na região.

Todos esses fatos denotam como essa “ferida” histórica se manteve viva, mesmo depois de tantos anos. O mito perpetuou-se através do tempo, e segundo a historiadora Janaina Amado, até hoje é um assunto maldito e sinônimo de horror e vergonha para muitos.


Conscientes do sofrimento que essas visões parciais e distorcidas causaram ao longo dos anos nessas pessoas e nessa comunidade, evidenciaremos aqui uma outra face dessa história: o lado “bem dito” dos Mucker..."

O Jornal Correio do Povo em sua edição on-line de 21/02/2014 fala sobre o caminho de Jacobina :

".. Um passeio voltado para a história de Sapiranga tem atraído cada vez mais turistas. Criado em 2001, o roteiro Caminhos de Jacobina busca contar a história dos Muckers, episódio que inspirou o filme “A Paixão de Jacobina.."

"..O roteiro começa pelo cemitério Amaral Ribeiro, onde está situado o túmulo com um obelisco com o nome de quatro moradores que morreram no conflito contra os Mucker, em 26 de julho de 1874. “Através das lápides do século XIX, podemos observar traços culturais e religiosos da comunidade, que têm escritas em alemão”, salienta o historiador. Já a estátua do Coronel Genuíno Sampaio, junto à sede da Associação Gaúcha de Voo Livre, marca o local onde se travaram duas batalhas entre soldados e integrantes do grupo de Jacobina. A estátua foi construída em 1931 e inaugurada em 1932..." 

"...A Escadaria da Pedra Branca também pode ser visitada durante o trajeto e marca um dos locais onde Jacobina realizava atos que acreditavam ser de cura para enfermos. Mas é o museu Adolfo Evaldo Lindemeyer, antiga Estação Ferroviária da cidade, que abriga todo o acervo sobre o município e o episódio dos Muckers...." 

Para quem quiser entender mais leia nosso artigo Morro Ferrabraz e os Muckers

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa em estilo enxaimel, tipicas construções alemãs

Estilo Enxaimel
“O Enxaimel, ou Fachwerk (originário de “Fach” assim denominavam o espaço preenchido com material entrelaçado de uma parede feita de caibros), é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. 
Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados. Na adaptação do enxaimel às características climáticas da região, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.
Casa em estilo enxaimel
As casas no chamado estilo enxaimel são uma das principais atrações turísticas em qualquer região de colonização alemã. Quando os primeiros alemães chegaram ao Brasil, a arqu…

Canção de Ninar em alemão

Esta linda canção de ninar, traz-me lembranças, na minha infância eu escutava ela.. é tão melodiosa e tranquila, parece uma linda prece. Trouxe aqui a letra e música (com tradução) em um vídeo emocionante de Vicky Leandros.

Guten Abend, Gute NachtCanção infantil Guten Abend, gut' Nacht!
Mit Rosen bedacht,
mit Näglein besteckt,
schlupf unter die Deck'!
Morgen früh, wenn Gott will,
wirst du wieder geweckt,
morgen früh, so Gott will,
wirst du wieder geweckt.
Guten Abend, gut'Nacht!
Von Englein bewacht,
die zeigen im Traum
dir Christkindleins Baum,
Schlaf nun selig und süß,
schau im Traum's Paradies,
schlaf nun selig und süß,
schau im Traum's Paradies.

Tradução:

Boa noite, boa noite!
preocupado com as rosas,
corados com cravos,
deslizar sob o cobertor!
Amanhã de manhã, se Deus quiser,
você vai acordar mais uma vez,
amanhã, se Deus quiser,
você vai acordar mais uma vez.
Boa noite, boa noite!
guardada por anjos,
o show em um sonho
seu filho Jesus
Durma agora de…

Partitura rara de Bach alcança alto valor

Partitura foi provavelmente escrita por Johann Sebastian Bach entre 1740 e 1745 e altamente valorizada pelo compositor. Muitas de suas peças continuam perdidas.

Uma rara partitura escrita à mão pelo compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi arrematada em 13/07/2016 por 3,3 milhões de dólares, após ser leiloada pela tradicional casa londrina Christie's.
Provavelmente escrito entre 1740 e 1745, o Prelúdio, Fuga e Allegro em Mi bemol Maior (BWV 998) é uma das peças favoritas para cravos e alaúdes. Assim como muitas obras de Bach, ela pode ser tocada em diferentes instrumentos, o que é expressamente indicado numa anotação do compositor: "Prelude pour la Luth ò Cembal" (prelúdio para alaúde ou teclado).
Antes do leilão, a partitura, que não mudava de dono ou era vista desde que foi tornada pública em 1969, foi exibida em Hamburgo, Munique, Düsseldorf e Stuttgart, seguindo então para exposições em Nova York e no Japão.
Abaixo o video da obra:



 Fonte: DW